Eleições: IBGE em breve terá que ficar atento ao uso de `fake news´

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O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, afirmou que o órgão ficará atento ao uso das informações de pesquisas publicadas pelo instituto pelos candidatos das eleições. “Tem a questão do fake news nas eleições. O IBGE fica um pouco longe disso. Em breve, teremos de ficar atentos, porque os candidatos podem dizer que o desemprego foi tal e o crescimento aquilo.” A declaração foi dada após proferir palestra em evento da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner). Segundo Olinto, o IBGE precisa atacar o mau uso da informação. “Falou algo errado, vamos publicar uma nota. Temos feito notas técnicas e comentários exatamente para nos defender de informações falsas.” O presidente afirmou que as pesquisas do órgão são produzidas de forma mais transparente possível, e ressaltou ainda que o órgão não produz opinião, mas que analisa dados do passado. Em sua análise, diante do avanço da tecnologia e do excesso de informação, o desafio do IBGE é enorme. Ele citou como exemplo a desconfiança de consumidores em relação à taxa média de inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “Para 50% das pessoas, a inflação está errada, não acreditam no resultado, dizendo que ‘lá em casa’ não é assim”, diz. O presidente do instituto disse ainda que a relação com a imprensa é um “caminho” para tentar facilitar a informação e o melhor entendimento das pesquisas feitas pelo IBGE. Segundo ele, é uma interface complicada que o órgão está tentando resolver.